Harmonização ou armonisação

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é harmonização. A palavra armonização está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino harmonização sempre que quisermos referir o ato ou efeito de harmonizar, ou seja, de pôr em harmonia ou em acordo, conciliando. No âmbito musical, indica o ato de dividir uma melodia harmoniosamente ou de entoar em harmonia. Assim, harmonização é sinônimo de concordância, acordo, harmonia, conformidade, correspondência, compatibilização e conformação, bem como de reconciliação, conciliação, concórdia, aproximação e entendimento.

Exemplos:

  • Muitos são contra a harmonização da ortografia no Brasil e em Portugal. 
  • Eles já não se falam há tantos anos que não creio que seja possível qualquer harmonização ou reconciliação.
  • O apresentador do programa deu dicas de harmonização de vinhos e comidas.
  • O maestro conseguia criar a harmonização entre todos os instrumentos musicais.

A palavra harmonização é formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo nominal –ção ao verbo harmonizar: harmonizar + -ção. O verbo harmonizar é formado a partir do substantivo harmonia que tem sua origem na palavra grega harmonía, devendo assim ser escrito com h inicial. O sufixo nominal –ção forma um substantivo a partir de um verbo e transmite a própria ação ou o efeito dela. 

Fique sabendo mais!
No início das palavras, o h é utilizado por razões etimológicas, sendo mantido o h inicial existente na palavra de origem, como nas palavras hoje (do latim hodie), haver (do latim habere), homem (do latim homine), hábito (do latim habitu), hélice (do grego hélix), herege (do provençal heretge),…

No meio das palavras, o h é utilizado nos dígrafos ch, nh, lh, como nas palavras mochila, acarinhado e molhado.

No fim das palavras o h é maioritariamente utilizado em interjeições, embora possa também aparecer no início das mesmas: ah!, oh!, hã!, hem?,…

Palavra relacionada: harmonização.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Harmonioso ou harmoniozo Harmonização ou armonisaçãoHarmonizar ou harmonisar