Harmonioso ou harmoniozo

A forma correta de escrita da palavra é harmonioso. A palavra harmoniozo está errada. Devemos utilizar os adjetivos harmonioso ou harmoniosa, dependendo do gênero, sempre que quisermos referir algo que tem harmonia ou que está em harmonia, sendo equilibrado e agradável ao ouvido e à vista. Assim, harmonioso é sinônimo de melodioso, afinado, cadenciado, harmônico, ritmado, bem-proporcionado, bonito, belo, aprazível, entre outros. Harmonioso pode se referir também a alguma coisa que é coerente, justa, proporcionada e regular.

A palavra harmonioso é formada por derivação sufixal, ou seja, através da junção de um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o substantivo harmonia mais o sufixo nominal –oso: harmoni(a) + -oso. Este sufixo, acrescentado à palavra harmonia, forma um adjetivo a partir de um substantivo e transmite uma noção de provido ou cheio de. Neste caso, cheio de harmonia.

Exemplos:
Aquele compositor clássico tem músicas muito belas e harmoniosas.
A decoração do espaço está harmoniosa, transmitindo uma sensação de paz.
O discurso do presidente não foi harmonioso com as atuais medidas do governo.

Fique sabendo mais!
No português existem diversos adjetivos formados com o sufixo –oso. Todos devem ser escritos com s na última sílaba: ansioso, majestoso, prazeroso, vultoso, vigoroso, pretensioso, presunçoso, glamouroso,…

Palavra relacionada: harmonioso.

Outras dúvidas

Veja também