Guarita ou guarida

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras guarita e guarida existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas em alguns dos seus significados e ambas estão corretas. Embora tenham significados similares podemos diferenciar situações em que podemos utilizar uma ou outra. Guarita se refere a uma pequena casa que abriga guardas e vigias e guarida se refere a um lugar de abrigo, refúgio e proteção. Contudo, está dicionarizado que guarida é sinônimo de guarita.

Guarita poderá ter sua origem na palavra gótica warjan ou na palavra italiana garitta, com influência da palavra guarida. Refere-se a uma torre, a uma cabine ou a uma pequena casa que serve de abrigo a guardas, sentinelas e outros vigias.

Guarida é uma palavra formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra guarir mais o sufixo nominal – ida. Este sufixo indica uma ação ou o resultado de uma ação. O verbo guarir também tem sua origem na palavra gótica warjan e significa o ato de curar, sarar. Assim, a palavra guarida se refere a alguma coisa que acolhe, que oferece proteção e amparo, como um refúgio, um abrigo, um asilo. Guarida significa também uma toca, um covil de feras. Além desses significados, aparece nos dicionários como sendo o mesmo que guarita, significando também um espaço de abrigo de vigias e guardas.

Apesar disso, a palavra guarida é utilizada, normalmente, apenas com o sentido de um lugar de abrigo, refúgio e proteção e a palavra guarita é utilizada se referindo a uma pequena casa que abriga guardas e vigias.

Exemplos:

Guarida:
Depois de tudo que você fez, nem pense que lhe vou dar guarida.
Dou guarida a todos os peregrinos que precisarem de descansar.

Guarita:
O guarda saiu da guarita para ver o que estava acontecendo.
Para resolver este assunto é melhor irmos falar com o segurança que está na guarita.

Fique sabendo mais!
Existe ainda a palavra gurita, que aparece em dicionários como sendo o mesmo que guarita, num registro mais popular.

Palavras relacionadas: guarita, guarida.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também