Graça ou grassa

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Graça é uma palavra muito utilizada pelos falantes, com diversos significados: ter graça, ser uma graça, ser de graça, a graças de Deus,... Grassa é uma palavra pouco utilizada pelos falantes, sendo a forma conjugada do verbo grassar. Assim, as palavras graça e grassa existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.

O substantivo feminino graça, muito utilizado pelos falantes, pode significar uma gentileza dispensada ou recebida, uma bênção concedida por Deus, o nome próprio de alguém, uma graciosidade, uma ação engraçada, uma boa vontade para com outra pessoa ou o perdão da pena de um preso. No plural pode significar ainda  a ação de agradecer ou uma interjeição de agradecimento.

Exemplos:

  • Com a graça de Deus, conseguiremos resolver nossos problemas.
  • Não vejo graça nenhuma nessa brincadeira.
  • Minha filha tem tanta graça.
  • A roupa do bebê é uma graça.
  • A encomenda será enviada de graça.

Graça tem sua origem na palavra em latim gratia. A terminação latina -tia evoluiu para ça no aportuguesamento da palavra. Existem outras palavras provenientes do latim em que ocorreu o mesmo processo, como a palavra preguiça, do latim pigritia, e a palavra cabeça, do latim capitia.

Grassa é a forma conjugada do verbo grassar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo grassar se refere ao ato de se alastrar por reprodução ou de se difundir, tornando-se público e conhecido. É sinônimo de alastrar-se, espalhar-se, propagar-se, difundir-se e divulgar-se, entre outros.

Exemplos:

  • Doença não controlada grassa rapidamente.
  • Qualquer má notícia grassa num instante.
  • Vai, grassa a notícia!

Grassar tem sua origem na palavra em latim grassare, devendo assim ser escrito com ss, bem como todas as suas formas conjugadas.

Verbo grassar - Presente do indicativo:
(Eu) grasso
(Tu) grassas
(Ele) grassa
(Nós) grassamos
(Vós) grassais
(Eles) grassam

Verbo grassar - Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) grassa
(Ele) grasse
(Nós) grassemos
(Vós) grassai
(Eles) grassem

Palavras relacionadas: graça, grassar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas