Geminada ou germinada

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra geminado se refere a alguma coisa que se encontra lado a lado. A palavra germinado é sinônima de brotar.

Geminada (ou geminado) tem sua origem na palavra em latim geminatus, devendo assim ser escrita sem r na primeira sílaba, ficando apenas ge. Refere-se a alguma coisa que se encontra em duplicado, formando par, lado a lado, com alguma coisa igual e simétrica.

Exemplos:
Ele mora numa casa geminada no fundo da rua.
Em palavras italianas existem muitas consoantes geminadas.

Germinada (ou germinado) é o particípio do verbo germinar que tem sua origem na palavra em latim germinare, devendo assim ser escrita com r na primeira sílaba, ficando ger. Refere-se ao ato de brotar, crescer, desenvolver.

Exemplos:
Esta semente foi germinada em água.
Faço um arroz com lentilha germinada que é maravilhoso!
Um grande amor por aquele bebê começou a ser germinado em meu coração.

As palavras geminada e germinada são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: geminada/germinada, cumprimento/comprimento, eminente/iminente, precedente/procedente, descrição/discrição, evasão/invasão, entre outras.

Palavras relacionadas: geminado, germinado.

Outras dúvidas

Veja também