Gastrenterologia ou gastroenterologia

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras gastrenterologia e gastroenterologia sempre que quisermos referir o ramo da medicina que trata de doenças no aparelho digestivo, nomeadamente estômago e intestinos. Ambas as palavras são socialmente aceitas, sendo muito utilizadas pelos falantes. 

As palavras gastrenterologia ou gastroenterologia são formadas a partir da composição de três vocábulos que se unem numa só palavra: gastro + entero + logia. Na palavra gastroenterologia, ocorre composição por justaposição, ou seja, junção de duas ou mais palavras, sem que haja alteração desses elementos formadores. Na palavra gastrenterologia, ocorre composição por aglutinação, ou seja, a fusão de duas ou mais palavras, havendo redução fonética de um desses elementos formadores.

As palavras gastro, entero e logia são de origem grega. A palavra gastro significa estômago. A palavra entero significa intestino. A palavra logia exprime a ideia de estudo.

Exemplos:

  • Meu filho vai se especializar em gastrenterologia.
  • Meu filho vai se especializar em gastroenterologia.
  • Estou precisando de um médico de gastrenterologia porque tenho muitas dores no estômago.
  • Estou precisando de um médico de gastroenterologia porque tenho muitas dores no estômago.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: gastrenterologia, gastroenterologia.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Gase ou gaze Gastrenterologia ou gastroenterologiaGeleia ou geléia