Garçom ou garçon

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma mais correta de escrita da palavra é garçom, com m. A palavra garçon, com n, é forma original da palavra em francês. O substantivo masculino garçom se refere a um empregado que serve em restaurantes, bares, cafés,...

Exemplos:

  • O garçom ainda não trouxe a conta.
  • Garçom, queria um suco de melão, por favor.
  • Meu irmão é garçom naquele restaurante.

Garçom é um estrangeirismo, tendo sua origem na palavra francesa garçon. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra (tal como batom, abajur, boxe,…). No caso em questão, a palavra garçon foi aportuguesada para garçom com base nas regras da língua portuguesa.

A dúvida entre o uso dos dígrafos vocálicos on e om surge devido à igual pronúncia que os dois apresentam. Contudo, segundo as regras ortográficas do português, são as sílabas am, em, im, om e um que deverão ser utilizadas no final das palavras oxítonas, como: garçom, bombom, batom, jejum, atum,... 

Fique sabendo mais!
- Existem também a palavra garção, sinônima de garçom. Apresenta, contudo, um uso muitíssimo reduzido entre os falantes.
- O feminino de garçom é garçonete.

Palavra relacionada: garçom.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Ganho ou ganhado Garçom ou garçon Gás ou gaz