Furta-cor, fruta-cor, furtacor ou frutacor

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é furta-cor. As palavras fruta-cor, furtacor e frutacor estão erradas. Furta-cor se refere a uma cor cambiante, que se altera conforme a luz que recebe. É uma palavra muito usada para indicar a cor de algumas pedras usadas em bijuterias e em decorações. Furta-cor pode se referir também a uma espécie de serpente típica do Sul do Brasil.

Exemplos:

  • Aquele estilista, em sua nova coleção, apresentou muitos acessórios furta-cor.
  • Que lindo colar furta-cor, parece ter várias cores diferentes!

O adjetivo furta-cor é formado a partir de composição por justaposição, ou seja, pela junção de duas ou mais palavras, sem que haja alteração desses elementos formadores. Neste caso, ocorre a junção da forma conjugada do verbo furtar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo mais o substantivo cor: furta + cor = furta-cor.

Furta-cor é um adjetivo de dois gêneros, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o colar furta-cor/ a pulseira furta-cor). O plural de furta-cor é furta-cores. É sinônima de matizado, irisado, iriado, acatassolado, iridescente, cambiante, iriante, irisante, cintilante e brilhante, entre outras. 

Fique sabendo mais!
Existem outras palavras na língua portuguesa com formação semelhante a furta-cor, sendo igualmente iniciadas pela forma conjugada furta, como: furta-passo, furta-moça, furta-pau, furta-fogo,… 

Palavra relacionada: furta-cor.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também