Frustrar ou frustar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é frustrar. A palavra frustar está errada. Devemos utilizar o verbo frustrar sempre que quisermos referir o ato de fracassar ou levar ao fracasso, bem como o ato de causar decepção e engano, sendo sinônimo de gorar, falhar, malograr, baldar, atrapalhar, impedir, decepcionar, desanimar, iludir, enganar, ludibriar, entre outros.

O verbo frustrar tem sua origem na palavra em latim frustrare, devendo assim ser escrito com r na segunda sílaba, formando a sílaba trar. Também desta forma devem ser escritas todas as palavras cognatas de frustrar e todas as formas conjugadas deste verbo.

Exemplos:
Palavras da mesma família: frustrar, frustração, frustrado, frustrante, …
Verbo frustrar – Presente do indicativo:
(Eu) frustro
(Tu) frustras
(Ele) frustra
(Nós) frustramos
(Vós) frustrais
(Eles) frustram

Exemplos:
A tua má vontade acabará por frustrar nossos esforços em te ajudar.
Você conseguiu frustrar todas as minhas esperanças!
Por mais que tente ser positiva, acabo sempre por me frustrar quando cometo algum erro.

Fique sabendo mais!
A omissão da letra r na pronúncia da palavra frustrar se deve, possivelmente, à difícil articulação de duas sílabas seguidas com a consoante r. O mesmo erro de pronúncia ocorre em outras palavras com r em sílabas seguidas como o errado pertubar em vez do correto perturbar.

Palavra relacionada: frustrar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Frustrado ou frustado Frustrar ou frustar Fruta com B