Feminino de indivíduo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Indivíduo é um substantivo sobrecomum masculino, apresentando um só gênero para indicar o masculino e o feminino: o indivíduo.

O indivíduo responsável pela limpeza das instalações é o senhor João.
O indivíduo responsável pela limpeza das instalações é a dona Helena.

Exemplos:
Quem é aquele indivíduo? É a professora da quinta série.
Minha filha, você é um indivíduo desta sociedade.
Os indivíduos femininos podem se retirar.

Na língua portuguesa existem dois gêneros gramaticais: o masculino e o feminino. A principal regra de formação do feminino é a substituição da vogal o átona final nas palavras no masculino pela vogal a, indicando assim sua forma feminina.

Contudo, esta regra não se aplica ao substantivo indivíduo porque indivíduo é um substantivo sobrecomum masculino, que apresenta apenas um gênero: o indivíduo.

Substantivos sobrecomuns são os que apresentam um só gênero para o masculino e o feminino. Existem outros substantivos sobrecomuns na língua portuguesa: a criança, a pessoa, o animal, a testemunha, a vítima, …

Atenção!
O substantivo feminino indivídua é usado muitas vezes de forma pejorativa numa linguagem informal, significando uma fulana, uma mulher qualquer.

Exemplo:
Aquela indivídua não é de confiança.

Fique sabendo mais!
A palavra indivíduo, enquanto adjetivo com significado de alguma coisa que não se divide, aceita flexão em gênero. Sendo, assim, correto usar a palavra indivídua enquanto adjetivo, sinônimo de indivisa, una.

Exemplo:
Os valores desta transição financeira são indivíduos.
As quantias desta transição financeira são indivíduas.

Palavra relacionada: indivíduo.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas