Experto ou esperto

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Esperto se refere a uma pessoa inteligente e sagaz, com raciocínio apurado: garoto esperto. Experto se refere a um perito ou especialista numa área: experto em língua portuguesa. Assim, as palavras esperto e experto existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes

Exemplos:

  • Ele finge que é burro, mas ele é muito esperto. (esperto = inteligente)
  • Gostaria de ouvir a opinião de um experto em homeopatia. (experto = especialista)

Esperto pode ser um substantivo masculino ou um adjetivo e se refere uma pessoa perspicaz, inteligente e astuciosa, com bom raciocínio e entendimento das coisas. Indica também uma pessoa ágil, ativa, atenta, ligada, desperta, acordada, interessante e bacana. Com sentido depreciativo, indica um espertalhão, ou seja, uma pessoa ardilosa, maliciosa e velhaca, que engana os outros. 

Exemplos:

  • Fique esperto!
  • Meu filho é esperto, aprende muito rápido.
  • Cochilei um pouco, mas já estou esperto.
  • Preparei aqui um lanche esperto para comermos rapidinho.
  • Você deve se achar muito esperto, enganando as pessoas.

Experto pode ser também um substantivo masculino ou um adjetivo e se refere a uma pessoa especialista num determinado assuntou ou área, sendo sinônimo de especialista, perito, mestre, experiente, entendido, experimentado e conhecedor, entre outros. Muitas vezes é usada a palavra expert, em inglês, em vez da palavra portuguesa experto.

Exemplos:

  • Pedirei ajuda a um experto no assunto.
  • Meu pai é experto em agricultura biológica.
  • Você pode opinar, mas eu seguirei o conselho do experto.

As palavras esperto e experto apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: esperto e experto, esterno e externo, conserto e concerto, cela e sela, sinto e cinto, cozer e coser, acento e assento,…

Fique sabendo mais!
Esperto, experto e expert (em inglês) têm origem na mesma palavra em latim: expertus, que significa experimentado, acordado, desperto.

Palavras relacionadas: experto, esperto.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também