Excelente, exelente ou ecelente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é excelente. As palavras exelente ou ecelente estão erradas. Devemos utilizar o adjetivo excelente sempre que quisermos referir alguém ou alguma coisa que tem uma qualidade notável, excepcional, muito melhor do que os outros. É sinônimo de: extraordinário, esplêndido, excelso, estupendo, superior, exímio, ilustre, primoroso, perfeito.

Exemplos:
Meu filho passou de série com notas excelentes.
Aquele atleta está em excelente forma, pronto para ganhar a maratona.
Este ano, seu desempenho na empresa foi excelente, continue com o bom trabalho!
Os acabamentos da escultura foram feitos de forma excelente.

A palavra excelente tem sua origem na palavra em latim excellente, devendo assim ser escrita com x na primeira sílaba e com c na segunda sílaba: ex - ce- len - te. Também com x na primeira sílaba e c na segunda sílaba deverão ser escritas as palavras cognatas de excelente, como excelência, excelentíssimo, exceler.

Excelente é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, um adjetivo uniforme que apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o vinho excelente/a gastronomia excelente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: excelente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Atenção!
Na língua portuguesa, o x pode assumir várias pronúncias, representado os seguintes fonemas: ch, cs, z, ss, s. Contudo, não tem valor fonético, não devendo soar, quando aparece nos grupos xce e xci, como em excelente e excitação.

Palavra relacionada: excelente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Exceção ou excessão Excelente, exelente ou ecelenteExcesso, exceço ou ecesso