Estático ou extático

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras estático e extático existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Estático é sinônimo de imóvel, parado. Extático é sinônimo de maravilhado, pasmado.

A palavra estático tem sua origem na palavra grega statikós, devendo assim ser escrita com s na primeira sílaba. É um adjetivo e se refere a alguma coisa ou a alguém sem movimento, sem atividade, sem progresso, ou seja, imóvel, parado, paralisado. Esta palavra é utilizada na física para indicar corpos em repouso ou forças em equilíbrio.

Exemplos:
Meu filho tem tanto medo de cachorros que fica estático quando vê um.
O diretor ordenou que todos os ônibus de mantivessem estáticos na rodoviária.
A física afirma que todos os objetos existentes se encontraram em equilíbrio estático se não houver forças aplicadas sobre eles.

A palavra extático tem sua origem na palavra grega ekstatikós, tendo as consoantes ks evoluído para x na primeira sílaba. É um adjetivo e se refere a alguma coisa ou a alguém que se encontra em estado de êxtase, ou seja, encantado, enlevado, maravilhado, embevecido, pasmado, boquiaberto, arrebatado, absorto.

Exemplos:
Fiquei extático com a beleza da exposição de pintura que vi ontem.
Meu filho anda extático por causa daquela garota.
A beleza da paisagem fez com que todos os visitantes ficassem extáticos.

As palavras estático e extático são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, com significados diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: estático/extático, asar/azar, senso/censo, concelho/conselho, cozer/coser, cinto/sinto,…

Palavras relacionadas: estático, extático.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Estão ou estam Estático ou extáticoEstavam ou estavão