Estada ou estadia

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. O significado da palavra estadia evoluiu e se tornou mais abrangente devido ao uso, sendo, atualmente, sinônimo de estada. Assim, podemos utilizar os substantivos comuns femininos estada ou estadia sempre que quisermos referir o ato de permanecer ou estar em algum lugar, sendo sinônimas de permanência e demora.

Estada é uma palavra formanda a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o verbo estar mais o sufixo –ada. O sufixo – ada é um sufixo nominal que dá origem a um substantivo. Sugere uma ação ou o resultado dela, bem como uma duração prolongada.

Estadia é uma palavra formanda também a partir de derivação sufixal. Neste caso, temos a palavra estada mais o sufixo –ia. O sufixo – ia é um sufixo nominal que se junta a um substantivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere o lugar onde se pratica uma atividade e o estado de alguma coisa. Transmite também uma noção de coletividade.

Exemplos:
Minha estada na Europa foi prolongada.
Minha estadia na Europa foi prolongada.

Nós descansamos muito durante nossa estada naquele hotel.
Nós descansamos muito durante nossa estadia naquele hotel.

Também se usa o substantivo estadia para referir a permanência de um navio num porto para carregamento de mercadoria.
Exemplo: A estadia do navio no porto durou três dias.

Palavras relacionadas: estadia, estada.

Outras dúvidas

Veja também