Espionar ou espiolhar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Os verbos espionar e espiolhar existem na língua portuguesa e estão corretos. Embora apresentem alguns significados próximos, são diferentes e devem ser usados em situações diferentes. Espionar apresenta uma relação com a palavra espião, transmitindo um sentido de secretismo. Espiolhar apresenta uma relação com a palavra piolho, transmitindo um sentido de uma pesquisa minuciosa.

O verbo espionar é muito utilizado pelos falantes, se referindo ao ato de observar secretamente, ou seja, espiar, espreitar, observar e vigiar. Refere-se também ao ato de investigar secretamente, sendo também sinônimo de investigar, pesquisar, perscrutar, perquirir e esquadrinhar. Poderá ter sua origem na palavra em francês espionner ou ser formada pela junção do sufixo verbal –ar ao substantivo espião.

Exemplos:

  • Você está espionando seus vizinhos?
  • Contratei um detetive privado para espionar minha mulher.
  • O agente infiltrado está espionando a máfia italiana.

O verbo espiolhar é menos utilizado pelos falantes. Refere-se, figurativamente, ao ato de investigar de modo minucioso e rigoroso, apresentando assim um significado próximo ao do verbo espionar. Pode significar também o ato de tirar os piolhos, ou seja, de despiolhar.

Exemplos:

  • Meu assistente irá espiolhar em todos os livros, enciclopédias, documentos,… até encontrar a informação que eu preciso.
  • O investigador espiolhou o processo várias vezes, mas não avançou em suas investigações. 
  • Comprei um produto que irá espiolhar a criançada.

O verbo espiolhar é muitas vezes usado com o sentido de olhar e observar atentamente alguma coisa ou alguém para obter informações, sem ser visto. Esse sentido, contudo, não se encontra dicionarizado. Será melhor, para essa acepção, usar o verbo espiar.

Exemplos:

  • Saia da janela e pare de espiar os outros.
  • Eu vou espiar o que ela está fazendo pelo buraco da fechadura.
  • Você está espiando meu trabalho?

Palavras relacionadas: espionar, espiolhar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também