Espinha ou espinho de peixe

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Peixes têm espinha. Plantas têm espinho. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Espinha se refere, principalmente, à coluna vertebral, ao esqueleto dos peixes e a erupções cutâneas. Espinho se refere, principalmente, a algo pequeno, duro e pontiagudo, podendo ser um órgão de algumas plantas, um revestimento do corpo de alguns animais ou qualquer objeto. São palavras sinônimas apenas no sentido de uma situação difícil e complicada ou aquilo que causa preocupação.

Exemplos:

  • Este peixe é bom mas tem muitas espinhas.
  • Meu filho se picou nos espinhos da roseira.

A palavra espinha tem sua origem na palavra em latim spina e pode significar: a coluna vertebral, o esqueleto dos peixes, uma erupção cutânea, uma situação difícil e complicada, aquilo que causa preocupação e a parte mais elevada das montanhas, sendo sinônima de coluna, coluna vertebral, esqueleto, osso, acne, encrenca, aperto, dificuldade, preocupação, inquietação, aflição, cume e topo, entre outras.

Exemplos:

  • Já tirei as espinhas do peixe.
  • Senti um arrepio na espinha quando ele me contou aquela notícia.
  • Na adolescência eu tinha muitas espinhas no rosto.
  • Esta situação é uma espinha em minha vida: nunca mais se resolve!

A palavra espinho tem sua origem na palavra em latim spinus e pode significar: um órgão de plantas duro e pontiagudo, um objeto pequeno, duro e pontiagudo, uma situação difícil e complicada, aquilo que causa preocupação, a ponta de uma faca ou uma espécie de arbusto, sendo sinônima de acúleo, ferrão, aguilhão, espeto, pico, bico, encrenca, aperto, dificuldade, preocupação, inquietação, aflição e lambedeira, entre outras.

Exemplos:

  • Cuidado! Não se machuque nos espinhos da planta. 
  • O ouriço-cacheiro tem o corpo revestido de espinhos.
  • Esta situação é um espinho em minha vida: nunca mais se resolve!

Atenção!
O esqueleto dos peixes é denominado de espinha. Paralelamente a isso, alguns peixes também possuem espinhos em suas barbatanas, cuja função é auxiliar na defesa contra predadores.

Palavras relacionadas: espinha, espinho.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Espiar ou expiar Espinha ou espinho de peixe Espionar ou espiolhar