Esperteza ou espertesa

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é esperteza. A palavra espertesa está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino esperteza sempre que quisermos referir a característica ou a qualidade de quem é esperto, ou seja, que é inteligente, perspicaz, rápido, atento. A esta palavra pode estar associada uma noção negativa, se referindo a uma malandragem, manha, astucia.

A palavra esperteza é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra esperto mais o sufixo –eza.

O sufixo – eza é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere a qualidade ou o estado de algo. Existem outras palavras formadas a partir deste mesmo sufixo: beleza, riqueza, ligeireza,…

Exemplos:
Aquele aluno surpreendeu os professores com sua esperteza.
O comerciante usava de esperteza para enganar os clientes.

Palavra relacionada: esperteza.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também