Esgravatar ou esgaravatar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os verbos esgravatar e esgaravatar sempre que quisermos referir o ato de procurar, mexer, remexer ou fuçar alguma coisa com um esgaravatador ou esgravatador, com um palito ou com o dedo, sendo palavras sinônimas do verbo escarafunchar. A palavra esgravatar é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada. A palavra esgaravatar, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que esgravatar.

As palavras esgravatar e esgaravatar são formadas a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Em esgaravatar temos o prefixo es- mais a palavra garavata mais o sufixo verbal –ar: es+garavata+ar. Em esgravatar temos o prefixo es- mais a palavra gravata mais o sufixo verbal –ar: es+gravata+ar. O prefixo es- é de origem latina e sugere um movimento para fora. O sufixo verbal –ar forma um verbo a partir de um substantivo.

Exemplos:
Pare de esgravatar meus arquivos, você não encontrará nada!
Pare de esgaravatar meus arquivos, você não encontrará nada!

As galinhas esgravatam o chão para procurar comida.
As galinhas esgaravatam o chão para procurar comida.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: esgravatar, esgaravatar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também