Escarcéu ou escarcel

A forma correta de escrita da palavra é escarcéu. A palavra escarcel está errada. O substantivo masculino escarcéu se refere a uma grande gritaria e confusão, bem como a uma reação muito exagerada. Pode significar também uma onda muito grande num mar revolto. Este substantivo é muito utilizado na expressão fazer escarcéu, que indica que alguém teve uma reação excessiva, dando muita importância a algo que não é assim tão importante. Escarcéu é sinônimo de alvoroço, algazarra, balbúrdia, gritaria, rebuliço, berreiro, espalhafato, cena e escândalo, entre outras.

Exemplos:

  • Deixe de ficar fazendo escarcéu à toa, esqueça esse assunto. 
  • Não consigo entender o motivo de tanto escarcéu!
  • A professora ficou chocada com o escarcéu na sala de aula.

O erro na escrita da palavra escarcéu como escarcel é um erro de hipercorreção. O falante sabe que a consoante l não atua como consoante velarizada, assumindo o som u e atuando como uma semivogal nos grupos al, el, il, ol e ul. Também sabe que essa dupla pronúncia gera erros ortográficos, então acaba corrigindo aquilo que não necessita de correção, porque escarcéu é escrito mesmo com u.

Embora a palavra escarcéu tenha uma origem obscura e desconhecida, está convencionado que seja finalizada com o ditongo aberto acentuado éu. O Novo Acordo Ortográfico não trouxe nenhuma alteração a essa regra, que indica que todas as palavras oxítonas terminadas nos ditongos abertos éi, éu e ói são acentuadas graficamente.
Exemplos: escarcéu, chapéu, herói, destrói, papéis, pastéis,… 

Palavra relacionada: escarcéu.

Outras dúvidas

Veja também