Equidade ou igualdade

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras equidade e igualdade existem na língua portuguesa e estão corretas. Dos seus significados, alguns são sinônimos e outros similares mas podemos diferenciar situações em que podemos utilizar uma ou outra. Igualdade se refere a situações idênticas e equivalentes para todas as pessoas e situações. Significa também o sinal aritmético de igual. Equidade se refere à capacidade de apreciar e julgar com retidão, imparcialidade e justiça.

A palavra igualdade tem sua origem na palavra em latim aequalitas e se refere à condição, ao estado e à qualidade de coisas iguais, idênticas, uniformes, equivalentes. Em matemática se refere a um sinal aritmético que define a existência de duas quantidades iguais. Significa ainda o princípio de que todas as pessoas são iguais perante a lei, possuindo os mesmos direitos e deveres. A igualdade prima por estabelecer situações idênticas para todas as pessoas e situações.

Exemplos:
Nesta sala de aula há igualdade de direitos e deveres para todos os alunos.
Complete a igualdade: 25 + 25 = ____
Somos todos diferentes, é impossível que haja igualdade em todas as opiniões.

A palavra equidade tem sua origem na palavra em latim aequitas. Devemos utilizar este substantivo sempre que quisermos referir a capacidade de apreciar e julgar com retidão, imparcialidade, justiça e igualdade. A equidade prima por analisar justa e imparcialmente cada caso, para que não haja desigualdades e injustiças. Antes da entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, era correto escrever eqüidade. Contudo, segundo este acordo, o trema foi abolido de todas as palavras portuguesas e aportuguesadas, sendo mantido apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), …

Exemplos:
Lutamos pela equidade de gênero na sociedade.
Todo o processo será realizado com equidade.
O objetivo deste programa social é a equidade de direitos.

Palavras relacionadas: equidade, igualdade.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também