Epifânia ou epifania

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras – Epifânia e epifania - existem na língua portuguesa e estão corretas. Epifania é o nome dado a uma festa cristã ou a uma revelação. Epifânia é o nome próprio de uma pessoa. A pronúncia das duas palavras é diferente. Em epifania (e-pi-fa-ni-a) a sílaba tônica é o ni e em Epifânia (E-pi-fâ-ni-a) a sílaba tônica é o fâ.

A palavra epifania tem sua origem na palavra grega epipháneia, que significa aparição, manifestação. Epifania, com letra maiúscula, se refere à festa religiosa cristã celebrada no dia 6 de janeiro, também chamado Dia de Reis, que comemora a primeira aparição de Jesus Cristo aos reis magos. Por associação, epifania, com letra minúscula, se refere também a qualquer aparecimento, manifestação, percepção, revelação de qualquer divindade. É uma palavra muito utilizada para referir um súbito pensamento inspirador e iluminado que promove a compreensão de alguma coisa.

Exemplos:
No dia 6 de janeiro é comemorada a Epifania de Jesus Cristo.
Foi nesse dia que eu tive uma epifania e passei a entender o que estava realmente acontecendo.

Epifânia é um antropônimo, ou seja, uma palavra que indica o nome próprio de uma pessoa. Pode ocorrer também na forma masculina Epifânio.

Exemplos:
Sua tia Epifânia ligou querendo falar com você.
O novo professor se chama Epifânio.

Palavra relacionada: epifania.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas