Envolver ou involver

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é envolver. A palavra involver está errada. Devemos utilizar o verbo envolver sempre que quisermos referir, principalmente, o ato de rodear algo, cobrindo e contornando em toda a volta. Significa também o ato de abranger, abarcar e compreender, bem como o ato de implicar e importar. Refere-se ainda ao ato de se comprometer, de se intrometer, de se esconder e de se deslumbrar com alguma coisa. Assim, com uma pluralidade de significados, envolver é sinônimo de contornar, abraçar, rodear, cobrir, enrolar, embrulhar, abranger, abarcar, compreender, atrair, cativar, deslumbrar, apoderar-se, esconder, encobrir, intrometer-se, meter-se, amarrar-se, comprometer-se, entre outras.

Embora o verbo envolver tenha sua origem na palavra em latim involvere, sofreu evolução ortográfica, passando a ser escrito com a vogal inicial e. Assim, todas as formas conjugadas do verbo envolver, bem como todas as palavras cognatas de envolver deverão ser escritas com e inicial, formando a sílaba en-.

Palavras da mesma família: envolver, envolvente, envolvimento, envolvência,…
Verbo envolver – Presente do indicativo:
(Eu) envolvo
(Tu) envolves
(Ele) envolve
(Nós) envolvemos
(Vós) envolveis
(Eles) envolvem

Verbo envolver – Futuro do pretérito do indicativo:
(Eu) envolveria
(Tu) envolverias
(Ele) envolveria
(Nós) envolveríamos
(Vós) envolveríeis
(Eles) envolveriam

Exemplos:

  • Envolveu-a nos braços, dando-lhe um beijo apaixonado.
  • Os netos se envolviam na história contada pelo avô.
  • Minha mãe me disse para não me envolver em confusões.

Palavra relacionada: envolver.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também