Entumescido ou intumescido

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas e ambas estão corretas. Podemos utilizar os adjetivos intumescido ou entumescido sempre que quisermos referir o efeito de se tornar túmido, ou seja, inchado, dilatado. Essas palavras significam também, em sentido figurado, o efeito de estar envaidecido, cheio de orgulho. Referem-se ainda ao ato de se tornar agitado, encapelado. Existe uma preferência dos falantes pela forma intumescido, que é considerada a mais correta por estar mais próxima do seu étimo latino. A palavra entumescido está cada vez mais em desuso.

Os adjetivos intumescido ou entumescido são particípios dos verbos intumescer e entumescer. Esses verbos têm sua origem na palavra em latim intumescere. Assim, intumescido está mais próximo da palavra em latim, sendo igualmente escrito com i na primeira sílaba. Contudo, entumescer e entumescido aparecem em dicionários como sendo o mesmo que intumescer e intumescido.

Exemplos:
Durante a gravidez fiquei muitas vezes com os pés intumescidos.
Durante a gravidez fiquei muitas vezes com os pés entumescidos.

O aluno ficou todo intumescido com o elogio do professor.
O aluno ficou todo entumescido com o elogio do professor.

Fique sabendo mais!
Aparece ainda, em alguns dicionários, a palavra entumecido como sendo sinônima de intumescido e entumescido. Contudo, esta palavra já se encontra em desuso.

Palavras relacionadas: intumescido, entumescido.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Entubado ou intubado Entumescido ou intumescido Enturmar ou inturmar