Enjoo ou enjôo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é enjoo. A palavra enjôo passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. A palavra enjoo é um substantivo comum masculino e se refere à ação ou efeito de enjoar, ou seja, de sentir mal-estar, náusea, ânsia, agonia, mareação. Pode significar também um fastio a algum alimento, normalmente por excesso, bem como qualquer tipo de nojo ou asco relativamente a alguma coisa. Significa ainda um estado de fastio, aborrecimento e enfado provocado por algo. Enjoo pode ser ainda o verbo enjoar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Enjoar significa, principalmente, o ato de estar nauseado, mas pode significar também o ato de provocar aversão ou tédio.

Exemplos:

  • Estou tomando remédio para o enjoo da gravidez. (Substantivo)
  • Esse tipo de atitude provoca-me enjoo. (Substantivo)
  • Que enjoo de vida, não tenho nada para fazer! (Substantivo)
  • Eu enjoo com facilidade nas viagens. (Verbo)
  • Eu nunca enjoo desse pavê. (Verbo)

Verbo enjoar – Presente do indicativo:
(Eu) enjoo
(Tu) enjoas
(Ele) enjoa
(Nós) enjoamos
(Vós) enjoais
(Eles) enjoam

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, nas palavras paroxítonas terminadas em –oo foi abolido o acento circunflexo que assinalava a vogal tônica fechada.

Antes da reforma ortográfica:
Abençôo, perdôo, vôo, magôo, enjôo,...

Depois da reforma ortográfica:
Abençoo, perdoo, voo, magoo, enjoo,...

Palavras relacionadas: enjoo, enjoar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas