Enchumaçar ou enxumaçar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é enchumaçar, com ch. A palavra enxumaçar, com x, está errada. O verbo enchumaçar indica o ato de colocar chumaço em algum lugar, como um sofá, um casaco, uma almofada, um tecido,... É sinônimo de estofar, acolchoar e almofadar, entre outros.

Exemplos:

  • Mandei enchumaçar o sofá e agora parece que eu tenho um sofá novo.
  • Estou acabando de enchumaçar este casaco.
  • Ainda é preciso enchumaçar vinte e sete almofadas.

Segundo regras ortográficas do português, depois da sílaba inicial en- é normalmente usada a consoante x, como nas palavras: enxergar, enxoval, enxame, enxada, enxuto,… Esta regra, contudo, não se aplica ao verbo enchumaçar e às palavras cognatas de enchumaçar, sendo exceções à regra.

O verbo enchumaçar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando seu sentido. Neste caso temos o prefixo en-, mais o substantivo chumaço, mais o sufixo verbal –ar: en- + chumaço + -ar. O prefixo en- (ou em-) indica um movimento para dentro, para uma posição interior. O sufixo verbal –ar, acrescentado à palavra chumaço, forma um verbo a partir de um substantivo.

Todas as palavras cognatas de enchumaçar e todas as formas conjugadas desse verbo deverão ser escritas com ch. 
    
Palavras da mesma família: enchumaçar, enchumaçado, enchumaçamento.

Verbo enchumaçar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) enchumacei
(Tu) enchumaçaste
(Ele) enchumaçou
(Nós) enchumaçamos
(Vós) enchumaçastes
(Eles) enchumaçaram

Fique sabendo mais!
Além de enchumaçar, existem outras palavras que não seguem a regra acima referida, como: encher, encharcar, enchiqueirar, enchouriçar, enchova, enchapelar,...

Palavra relacionada: enchumaçar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas