Empatia ou impatia

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é empatia. A palavra impatia está errada. 

O que é empatia?

O substantivo feminino empatia se refere a uma aptidão para se identificar com os outros, se colocando no lugar da outra pessoa, compreendendo seus sentimentos e modo de ser. Significa também a capacidade de compreender uma obra de arte ou outro objeto estética e emocionalmente. Por fim, no âmbito das relações interpessoais se refere à capacidade de se ver como os outros o veem e de ver os outros como eles mesmos se veem.

Exemplos com empatia

  • Neste processo de recrutamento estamos valorizando pessoas com empatia e assertividade.
  • A empatia entre os dois foi tão grande que se entenderam e se comunicaram quase sem palavras.
  • Pratique sua empatia e se ponha no lugar dela!

Origem da palavra empatia

A palavra empatia tem sua origem na palavra grega empátheia, pelo inglês empathy, devendo assim ser escrita com e na primeira sílaba. Assim, as palavras cognatas de empatia deverão ser também escritas com e na primeira sílaba, como em empático e empatizar.

Empatia ou simpatia?

Não devemos confundir empatia com simpatia. Ambos contribuem para um bom desenvolvimento das relações humanas, mas são conceitos distintos.

Simpatia é o que nós sentimos em relação aos outros ou o que transmitimos para os outros. A empatia é tentarmos entender os outros, termos a capacidade de ver e compreender a realidade através dos olhos dos outros. 

A simpatia tem como objetivo estar com o outro e agradar e a empatia tem como objetivo conhecer e compreender.
 

Palavra relacionada: empatia.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também