E-mail ou email

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma preferencial de escrita da palavra é e-mail, com hífen. A palavra email, sem hífen, embora seja frequentemente utilizada e se encontre dicionarizada nos dicionários de língua inglesa, não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Devemos utilizar o substantivo masculino e-mail sempre que quisermos referir a comunicação feita por correio eletrônico, podendo se referir a uma mensagem de correio eletrônico, a um endereço de correio eletrônico ou ao próprio correio eletrônico.

E-mail é um estrangeirismo, sendo a forma original de escrita da palavra em inglês, que é a abreviatura de electronic mail. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a forma aportuguesada da palavra (como batom, abajur, boxe,…), em outros utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…). No caso em questão, a palavra e-mail é usada em sua forma original. Existe, contudo, a palavra correio eletrônico que, embora menos usada, é a sua substituta em português. A palavra e-mail, sendo um estrangeirismo, poderá aparecer escrita em itálico ou entre aspas.

Exemplos:

  • Recebi um e-mail sobre a reunião da administração.
  • Vou enviar a documentação para o seu e-mail.
  • Qual é o e-mail daquela empresa?

Fique sabendo mais!

O plural da palavra e-mail é e-mails.

Exemplos:

  • Nós recebemos um e-mail sobre esse assunto.
  • Nós recebemos treze e-mails sobre esse assunto.

Palavra relacionada: e-mail.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também