Duvida ou dúvida

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras duvida e dúvida existem na língua portuguesa e estão corretas. Devem ser usadas em situações distintas porque apresentam significados diferentes. Dúvida, com acento agudo, é um substantivo e duvida, sem acentuação gráfica, é uma forma verbal do verbo duvidar. 

Dúvida é uma palavra proparoxítona, sendo obrigatoriamente acentuada, conforme as regras de acentuação da língua portuguesa. O acento agudo marca a tonicidade da sílaba dú, que é a sílaba tônica da palavra: DÚ-vi-da.

Duvida é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba vi como sílaba tônica: du-VI-da. As palavras paroxítonas não necessitam da presença de um acento que marque a sílaba tônica. Assim, maioritariamente, não são acentuadas.

Dúvida: substantivo

O substantivo feminino dúvida é usado para indicar incerteza, indecisão, desconfiança, ceticismo, descrença, hesitação, dificuldade e problema, entre outras.

Exemplos com dúvida:

  • Estou com algumas dúvidas em relação ao plano.
  • Sua mãe está com cara de dúvida.
  • Na dúvida, não faça nada.
  • Sem dúvida que eu vou à festa da Paula.

Duvida: verbo duvidar

Duvida é a forma conjugada do verbo duvidar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo e na 2.ª pessoa do singular do imperativo afirmativo.

Verbo duvidar - presente do indicativo
(Eu) duvido
(Tu) duvidas 
(Ele) duvida
(Nós) duvidamos 
(Vós) duvidais 
(Eles) duvidam 

Verbo duvidar - imperativo
(Eu) --- 
(Tu) duvida 
(Ele) duvide 
(Nós) duvidemos 
(Vós) duvidai 
(Eles) duvidem 

O verbo duvidar indica, principalmente, o ato de descrer, de não acreditar em algo ou alguém, bem como o ato de suspeitar, desconfiar ou questionar algo. Pode indicar também o ato de hesitar, demonstrando incerteza. 

Exemplos com duvida:

  • Por que você duvida de mim?
  • Ele duvida de tudo o que eu digo!
  • Duvida sempre das informações da comunicação social.

Palavras relacionadas: duvidar, dúvida.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também