Dispor ou dispôr

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é dispor. A palavra dispôr está errada. Dispor é a forma do verbo no infinitivo impessoal. O verbo dispor possui diversos significados, sendo os principais: o ato de ter ou possuir; o ato de distribuir ou colocar por alguma ordem; o ato de ter intenção ou de resolver fazer alguma coisa; o ato de proporcionar ou permitir o uso de alguma coisa; o ato de se apossar de alguma coisa, fazendo uso de algo que não lhe pertence; entre outros.

O verbo dispor é derivado do verbo pôr. O verbo pôr é acentuado graficamente com um acento circunflexo para se distinguir da preposição por. Contudo, segundo as regras de acentuação do português, nenhum verbo derivado de pôr é acentuado graficamente com um acento circunflexo na forma infinitiva, ficando assim: dispor, depor, propor, sobrepor, repor,…

O verbo dispor apenas é acentuado graficamente com um acento circunflexo na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: ele dispôs.

Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) dispus
(Tu) dispuseste
(Ele) dispôs
(Nós) dispusemos
(Vós) dispusestes
(Eles) dispuseram

Exemplos – Infinitivo:
A professora pensou em dispor as mesas da sala de aula de outra forma.
É preciso dispor as tarefas individuais de cada membro da equipe.

Exemplos – Pretérito perfeito do indicativo:
Minha irmã se dispôs a ajudar nas mudanças.
O governador dispôs do dinheiro dos outros para suas despesas pessoais.

Palavra relacionada: dispor.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas