Dispensar ou despensar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é dispensar. A palavra despensar está errada. Devemos utilizar o verbo dispensar sempre que quisermos referir o ato de não precisar de alguém ou de alguma coisa, abrindo mão disso. Significa também o ato de mandar embora de um emprego ou função e de desobrigar de uma obrigação ou dever. Pode indicar ainda o ato de conceder, dar, distribuir. Assim, dispensar é sinônimo de prescindir, recusar, rejeitar, demitir, despedir, destituir, eximir, isentar, livrar, outorgar, conferir, entre outros.

O verbo dispensar tem sua origem na palavra em latim dispensare, devendo assim ser escrito com i na primeira sílaba e não com e: dis – pen – sar. Também desta forma deverão ser escritas todas as palavras cognatas de dispensar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Exemplos:
Palavras da família: dispensar, dispensa, dispensável, dispensado, dispensabilidade,…
Verbo dispensar - Presente do indicativo:
(Eu) dispenso
(Tu) dispensas
(Ele) dispensa
(Nós) dispensamos
(Vós) dispensais
(Eles) dispensam

Exemplos:
A direção irá dispensar funcionários no próximo mês.
Ela já disse que pretende dispensar meus conselhos e ajuda.
Vamos dispensar o dinheiro necessário para a reformulação do consultório.

Fique sabendo mais!
Embora não exista o verbo despensar, existe a palavra despensa, que poderá ter sua origem no verbo despender, que significa gastar. Despensa significa assim o lugar onde se armazenam os produtos para serem gastos.

Palavra relacionada: dispensar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também