Discernimento ou descernimento

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é discernimento. A palavra descernimento está errada. O substantivo masculino discernimento se refere à capacidade de entender, raciocinar, apreciar e julgar, sendo, principalmente sinônimo de bom senso, perspicácia, juízo e entendimento. Pode se referir também a uma apreciação ou avaliação.

Exemplos:

  • Sua falta de justiça e discernimento faz com que você tenha atitudes incorretas, influenciadas por terceiros.
  • Que falta de discernimento! Tenho que explicar sempre tudo pormenorizadamente!
  • Envio-lhe a ata da reunião para seu discernimento.

O substantivo discernimento é formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –mento ao verbo discernir: discernir + -mento. O sufixo –mento é um sufixo nominal que se junta a um verbo para originar um substantivo e indica uma ação ou o resultado de uma ação. O verbo discernir é escrito com i na primeira sílaba porque tem sua origem na palavra em latim discernere. Assim, também com a sílaba inicial dis- deverão ser escritas todas as palavras cognatas de discernir, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Palavras da mesma família: discernir, discernimento, discernível, discernibilidade,…
Verbo discernir – Pretérito imperfeito do indicativo:
(Eu) discernia
(Tu) discernias
(Ele) discernia
(Nós) discerníamos
(Vós) discerníeis
(Eles) discerniam

Discernimento é, também, sinônimo de ponderação, prudência, equilíbrio, critério, razoabilidade, inteligência, perspicácia, sagacidade, compreensão, conhecimento,  entendimento, análise, apreciação e avaliação, entre outros.

Palavra relacionada: discernimento.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Dirigir ou dirijir Discernimento ou descernimentoDiscriminar ou descriminar