Dignitário ou dignatário

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma mais correta e recomendada de escrita da palavra é dignitário. A utilização da palavra dignatário não é unanimemente reconhecida. Assim, devemos privilegiar a utilização do substantivo masculino dignitário sempre que quisermos referir uma pessoa que ocupa um cargo elevado, possuindo título proeminente e graduação honorífica.

Exemplos:

  • Todo o caminho será vigiado, tendo em vista a segurança dos dignitários.
  • Um alto dignitário internacional está visitando o Brasil.

A palavra dignitário poderá ter sua origem na palavra em latim dignitariu ou ser formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado um sufixo a uma palavra já existente. Neste caso, temos o radical em latim dignit- mais o sufixo –ário. O sufixo –ário é um sufixo nominal que se junta a um substantivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere uma ocupação, ofício, profissão. Assim, com base em seu étimo latino, a palavra dignitário, escrita com i na segunda sílaba, é considerada a mais correta, devendo ser a mais utilizada pelos falantes.

Fique sabendo mais!
A palavra dignatário é reconhecida por alguns dicionários e pela Academia Brasileira de Letras não podendo ser considerada errada. Contudo, sua utilização não é recomendada de modo unânime. Alguns autores defendem se tratar de um erro por influência das palavras dignar, digno e digna. Outros defendem sua formação pelo verbo em latim dignare, sob a forma dignat-, mais o sufixo –ário, defendendo que dignitário e dignatário são sinônimos.    

Palavra relacionada: dignitário.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também