Detrás ou de trás

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas formas existem e estão corretas. Em se tratando de um advérbio de lugar, a forma correta de escrita da palavra é detrás e deve ser usada para indicar algo ou alguém que está estaticamente numa posição posterior ou que aparece depois, de seguida. De trás, escrito em separado, é uma locução adverbial de lugar que transmite uma ideia de movimento, sendo iniciada pela preposição de.

Exemplos:

  • A criança saiu de onde? De trás da cortina. 
  • A criança estava onde? Detrás da cortina

O advérbio detrás é formado a partir de composição por justaposição, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra: de + trás = detrás. Transmite uma ideia de inércia, respondendo à pergunta: onde? O advérbio detrás pode ser substituído pelo sinônimo atrás, sem que haja alteração da frase.

Exemplos:

  • A bicicleta está detrás do carro. (A bicicleta está atrás do carro.)
  • Detrás do armário está o objeto procurado. (Atrás do armário está o objeto procurado.)

A locução adverbial de lugar de trás é formada pela preposição de e pelo advérbio trás. Transmite uma ideia de movimento, respondendo à pergunta: de onde? É antônima da locução da frente.

Exemplos:

  • Ele se afastou de trás do carro. (Ele se afastou da frente do carro.) 
  • Ele tirou o objeto de trás do armário. (Ele tirou o objeto da frente do armário.)
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também