Desvirtuar ou disvirtuar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é desvirtuar. A palavra disvirtuar está errada. Devemos utilizar o verbo desvirtuar sempre que quisermos referir o ato de distorcer ou deturpar uma situação para depreciar alguma coisa ou alguém, ou seja, para tirar sua virtude. Assim, desvirtuar é sinônimo de deturpar, adulterar, distorcer, perverter e corromper, bem como de desprestigiar, depreciar, desmerecer, difamar e desvalorizar.

Desvirtuar é uma palavra formada a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, é acrescentado prefixo des- e o sufixo –ar à palavra em latim virtus, alterando o sentido da mesma: des- + virtus + -ar. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo des- é de origem latina e significa uma separação, uma ação em sentido contrário. O sufixo verbal –ar, acrescentado à palavra em latim virtus, forma um verbo a partir de um substantivo.

Também com o prefixo des- na primeira sílaba deverão ser escritas todas as palavras cognatas de desvirtuar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Exemplos:
Palavras da mesma família: desvirtuar, desvirtuação, desvirtuamento, desvirtude, desvirtuoso,…
Verbo desvirtuar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) desvirtuei
(Tu) desvirtuaste
(Ele) desvirtuou
(Nós) desvirtuamos
(Vós) desvirtuastes
(Eles) desvirtuaram

Exemplos:
Suas tentativas para me desvirtuar não funcionaram.
Ele não consegue, por mais que tente desvirtuar minha fé.

Palavra relacionada: desvirtuar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também