Descarrilar ou descarrilhar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os verbos descarrilar ou descarrilhar sempre que quisermos referir o ato de sair do carril, ou seja, de sair dos trilhos do trem. Significa também o ato de desviar do bom caminho, desencaminhando, desorientando, corrompendo e pervertendo. Pode significar ainda o ato de enlouquecer, ou seja, embirutar, amalucar, desvairar. Ambos os verbos são socialmente aceites, sendo muito utilizados pelos falantes. O verbo descarrilar é tido como a forma mais culta da palavra e o verbo descarrilhar como a forma mais popular.

Exemplo:
O trem descarrilou no meio da curva.
O trem descarrilhou no meio da curva.

Devido ao abuso de álcool e drogas, sua carreira acabou descarrilando.
Devido ao abuso de álcool e drogas, sua carreira acabou descarrilhando.

O cérebro de minha avó já descarrilou totalmente, ela vive falando besteira.
O cérebro de minha avó já descarrilhou totalmente, ela vive falando besteira.

O verbo descarrilar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, é acrescentado um prefixo e um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o prefixo des- e o sufixo –ar foram acrescentados à palavra carril: des- +carril+ -ar. O prefixo des- é de origem latina e significa uma ação em sentido contrário. O sufixo verbal –ar forma um verbo a partir de um substantivo. O verbo descarrilhar tem sua origem no verbo descarrilar, podendo ter sofrido alguma influência da palavra trilho. Assim, o verbo descarrilar é o que está mais de acordo com a etimologia da palavra.

Fique sabendo mais!
Existem ainda outros verbos sinônimos de descarrilar ou descarrilhar que, embora com menor uso, significam o mesmo, como desencarrilar e desencarrilhar.

Exemplos:
O bonde não pode descarrilar.
O bonde não pode descarrilhar.
O bonde não pode desencarrilar.
O bonde não pode desencarrilhar.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: descarrilar, descarrilhar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também