Descargo ou desencargo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras descargo ou desencargo sempre que quisermos referir o efeito de desobrigar, ou seja, o alívio de uma obrigação, o cumprimento de uma responsabilidade. Embora haja quem defenda uma diferenciação do significado das duas palavras e se note uma preferência dos falantes pela palavra desencargo, os grandes dicionários defendem que são palavras sinônimas, sendo opcional sua utilização.

Descargo e desencargo são palavras formadas a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado o prefixo des- às palavras cargo e encargo, alterando o sentido das mesmas. Em descargo temos des- + cargo e em desencargo temos des- + encargo. O prefixo des- é de origem latina e significa uma separação, uma ação em sentido contrário. As palavras cargo e encargo são sinônimas no que refere uma responsabilidade, obrigação, incumbência ou compromisso.

Exemplos:
Faço isso apenas por descargo de consciência.
Faço isso apenas por desencargo de consciência.

Finalmente o desencargo desta terrível obrigação!
Finalmente o descargo desta terrível obrigação!

Palavras relacionadas: descargo, desencargo.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também