Depôs ou depós

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras depôs e depós existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Depôs é a forma conjugada do verbo depor na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: ele depôs. Depor significa testemunhar, declarar, depositar, destituir, entre outros. Depós é uma preposição que tem o mesmo significado que após. Está em desuso.

O verbo depor tem sua origem na palavra em latim deponere e se refere ao ato de testemunhar, fazer um depoimento, declarar em âmbito jurídico, bem como ao ato de apresentar indícios, provas ou argumentos. Refere-se também ao ato de destituir alguém de um cargo ou de renunciar a um cargo. Significa ainda o ato de depositar alguma coisa de lado ou de parte, no fundo ou numa posição mais baixa.

Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) depus
(Tu) depuseste
(Ele) depôs
(Nós) depusemos
(Vós) depusestes
(Eles) depuseram

Exemplos:
A administração da empresa depôs o diretor justificando incompetência na realização do seu trabalho.
A mãe depôs o material sobre a mesa e foi abraçar seu filho.
Mexa bem porque o açúcar se depôs no fundo do copo.

Depós é uma preposição que tem o mesmo significado que após. Esta palavra tem sua origem através da junção do prefixo de- à palavra em latim post. Está cada vez mais em desuso porque a maioria dos falantes utiliza a preposição após.

Exemplos:
Depós análise, concluímos que o lucro da empresa foi positivo.
Os mergulhadores irão emergir depós uma hora de exploração do fundo do mar.
Depós ter sido muito criticado, regressou apresentando um novo projeto.

Palavras relacionadas: depor, depós.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas