Depôr ou depor

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é depor. A palavra depôr está errada. Depor é a forma do verbo no infinitivo impessoal. O verbo depor se refere ao ato de testemunhar, fazer um depoimento, declarar em âmbito jurídico, bem como ao ato de apresentar indícios, provas ou argumentos. Refere-se também ao ato de destituir alguém de um cargo ou de renunciar a um cargo. Significa ainda o ato de depositar alguma coisa de lado ou de parte, no fundo ou numa posição mais baixa.

O verbo depor é derivado do verbo pôr. O verbo pôr é acentuado graficamente com um acento circunflexo para se distinguir da preposição por. Contudo, segundo as regras de acentuação do português, nenhum verbo derivado de pôr é acentuado graficamente com um acento circunflexo na forma infinitiva, ficando assim: depor, dispor, propor, sobrepor, repor,…

O verbo depor apenas é acentuado graficamente com um acento circunflexo na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: ele depôs.

Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) depus
(Tu) depuseste
(Ele) depôs
(Nós) depusemos
(Vós) depusestes
(Eles) depuseram

Exemplos – Infinitivo:
Você será a segunda testemunha chamada para depor.
Pensando no futuro, todos os meses vou depor dinheiro no banco.

Exemplos – Pretérito perfeito do indicativo:
A administração da empresa depôs o diretor justificando incompetência na realização do seu trabalho.
A mãe depôs o material sobre a mesa e foi abraçar seu filho.
Mexa bem porque o açúcar se depôs no fundo do copo.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também