Denegrir ou denigrir

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Sempre que nos quisermos referir ao ato de depreciar e desacreditar a reputação de alguém ou de tornar alguma coisa negra ou escura, podemos usar os verbos denegrir ou denigrir. Denegrir é a palavra considerada mais correta, sendo socialmente mais aceite e usada pelos falantes.

A palavra denigrir tem sua origem na palavra em latim denigrare, mantendo sua escrita com i.

A palavra denegrir é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: de+negro+ir.

As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo de- é de origem latina e significa um movimento de cima para baixo. O sufixo verbal –ir, acrescentado à palavra negro, forma um verbo a partir de um substantivo ou adjetivo.

Exemplos:
Esses comentários podem denegrir a imagem da empresa.
Esses comentários podem denigrir a imagem da empresa.

O incêndio denegriu as paredes do prédio.
O incêndio denigriu as paredes do prédio.

Atenção!
A utilização das palavras denegrir/denigrir é controversa. Sua utilização poderá ser politicamente incorreta visto depreciar a cor negra. Há quem evite sua utilização para não incentivar o preconceito racial.  

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também