Delatar ou dilatar

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras com significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. O verbo delatar é sinônimo de denunciar e o verbo dilatar é sinônimo de alargar, estender.

O verbo delatar tem sua origem na palavra em latim delatare, devendo assim ser escrito com e. Refere-se ao ato de denunciar algum crime ou infração ou de revelar o responsável desses crimes.

Exemplos:
Como você foi capaz de me delatar?
Um dos alunos da turma delatou o colega que chutou a porta e partiu o vidro.
A funcionária da loja delatou o assaltante às autoridades.

O verbo dilatar tem sua origem na palavra em latim dilatare, devendo assim ser escrito com i. Refere-se ao ato de aumentar, alagar, estender, ampliar. Também se pode referir ao ato de demorar, prolongar, adiar.

Exemplos:
Suas narinas estavam dilatadas de fúria.
Comendo assim tanto, você vai acabar dilatando seu estômago.
A pedido dos alunos, o prazo da entrega dos trabalhos foi dilatado.

As palavras dilatar e delatar são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: delatar/dilatar, aferir/auferir, imergir/emergir, diferido/deferido, discriminar/descriminar, iminente/eminente, retificar/ratificar, entre outras.

Palavras relacionadas: delatar, dilatar.

Outras dúvidas

Veja também