Currículo ou curriculum

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras currículo e curriculum existem e estão corretas. A palavra currículo, com acento agudo na segunda sílaba e vogal final o, é a forma aportuguesada da palavra em latim curriculum

A palavra curriculum é uma palavra em latim utilizada na expressão curriculum vitae e significa principalmente um documento onde constam os dados pessoais, acadêmicos e profissionais de um candidato a uma vaga de emprego.

Exemplos com curriculum

  • Você já enviou seu curriculum vitae?
  • Me dê sua opinião sobre meu curriculum vitae, por favor.

Podemos optar por usar a expressão latina curriculum vitae ou a palavra portuguesa currículo, embora muitos gramáticos e estudiosos da língua defendam que devemos privilegiar o uso da palavra em português. É apenas errado misturar as duas opções usando, por exemplo, a expressão currículo vitae.

Exemplos com currículo

  • Você já enviou seu currículo?
  • Me dê sua opinião sobre meu currículo, por favor.

A palavra portuguesa currículo pode significar ainda as matérias de um curso, ou seja, a programação e as disciplinas desse curso. Significa também o ato de correr, sendo sinônima de curso e corrida, bem como um pequeno atalho, ou seja, um desvio, um trilho, uma carreira,…

Lembre-se!
As expressões latinas, como curriculum vitae, devem ser grafadas com algum sinal indicativo da sua condição de expressão de outro idioma: em itálico, entre aspas, sublinhadas, em negrito.

Plural de currículo e curriculum

O plural da palavra curriculum é curricula.

  • De quem é este curriculum vitae?
  • De quem são estes curricula vitae?

O plural da palavra currículo é currículos.

  • Você já recebeu algum currículo?
  • Você já recebeu muitos currículos?

Palavras relacionadas: currículo, curriculum vitae.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas