Corroborar ou colaborar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Embora haja dúvidas na utilização dos verbos corroborar e colaborar, estes dois verbos apresentam sentidos completamente distintos.
    
Corroborar é principalmente sinônimo de comprovar: corroborar teorias, corroborar ideias, corroborar opiniões, corroborar hipóteses,...
Colaborar é principalmente sinônimo de cooperar: colaborar no projeto, colaborar na tarefa, colaborar com você, colaborar com ele,...

Corroborar: sinônimo de comprovar

O verbo corroborar indica, principalmente, o ato de comprovar alguma coisa, sendo sinônimo de comprovar, confirmar, certificar, validar, ratificar, demonstrar, provar e atestar, entre outros.

Exemplos de corroborar

  • Por favor, apresente estudos que corroborem sua teoria.
  • Não há dados suficientes para corroborar essa hipótese.
  • Para corroborar sua ideia, o professor apresentou diversas evidências.

Com menor uso, o verbo corroborar pode significar também o ato de adquirir robustez e força. Com este sentido é sinônimo de fortalecer, fortificar, robustecer, revigorar e tonificar.

Colaborar: sinônimo de cooperar

O verbo colaborar indica, principalmente, o ato de ajudar e de trabalhar em cooperação. Assim, sinônimo de cooperar, ajudar, contribuir, auxiliar, participar e assessorar, entre outros.

Exemplos de colaborar

  • Se todos colaborarem, o trabalho terminará mais rápido.
  • Quem vai colaborar neste projeto de solidariedade?
  • A testemunha se comprometeu a colaborar na investigação.

Com menor uso, o verbo colaborar pode indicar também o ato de trabalhar em projetos literários e de escrever artigos para publicações periódicas.

Palavras relacionadas: corroborar, colaborar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Corrigir ou corrijir Corroborar ou colaborarCorte ou côrte