Consensual, concensual ou concencual

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é consensual. As palavras concensual e concencual estão erradas. O adjetivo consensual indica, principalmente, algo em que há consenso ou que depende de consenso, ou seja, algo em que há ou depende da aprovação da totalidade.

Exemplos:

  • Essa decisão não foi consensual, muitos se opuseram.
  • A contratação do jogador não foi consensual.
  • O divórcio foi consensual.

Consensual é uma palavra formada por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -ual ao substantivo consenso que, por sua vez, tem sua origem na palavra em latim consensus, devendo assim ser escrito com s na segunda e na terceira sílaba: con-sen-so.

Assim, também com s deverão ser escritas todas as palavras cognatas de consenso, como consensual, consensualidade e consensial.

Consensual é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, uniforme, apresentando a mesma forma no gênero masculino e no gênero feminino: a decisão consensual / o veredito consensual. Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são adjetivos de dois gêneros: consensual, cognoscível, possível, fluvial, amável, azul, fiel, cordial, banal,…

Palavra relacionada: consensual.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Consensar ou consensuar Consensual, concensual ou concencual Consertar ou concertar