Conseguiu ou conseguio

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é conseguiu. A palavra conseguio está errada. Conseguiu é a forma do verbo conseguir conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Conseguir se refere ao ato de realizar alguma coisa com sucesso, de alcançar, obter.

O verbo conseguir tem sua origem na palavra em latim consequi e é um verbo da terceira conjugação. Todos os verbos terminados em –ir pertencem à terceira conjugação. Os verbos da terceira conjugação formam a terminação da 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo com –iu: conseguir/ele conseguiu; possuir/ele possuiu; contribuir/ele contribuiu; diminuir/ele diminuiu; concluir/ele concluiu; atribuir/ele atribuiu. Os verbos no pretérito perfeito do indicativo indicam uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.

Terminações dos verbos da 3ª conjugação no pretérito perfeito do Indicativo:
(Eu) radical + i
(Tu) radical + iste
(Ele) radical + iu
(Nós) radical + imos
(Vós) radical + istes
(Eles) radical + iram

Verbo conseguir – Pretérito perfeito do Indicativo:
(Eu) consegui
(Tu) conseguiste
(Ele) conseguiu
(Nós) conseguimos
(Vós) conseguistes
(Eles) conseguiram

Exemplos:
A polícia conseguiu prender os assaltantes.
Ela conseguiu o trabalho graças a mim.
O espião conseguiu obter informações secretas.

Palavra relacionada: conseguir.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também