Confete, confeti ou confetti

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma mais correta de escrita da palavra é confete. A palavra confeti está errada e a palavra confetti é a forma original da palavra em italiano. O substantivo masculino confete é usado maioritariamente no plural e se refere, principalmente, a pequenas rodelinhas de papel colorido que se atiram para o ar em festas como o Carnaval e o Réveillon

Exemplos:

  • Vou comprar confete e serpentina para o Carnaval.
  • Nem pense em espalhar esses confetes dentro de casa. Vá para o terraço! 

A palavra confete é também utilizada na expressão "jogar confetes", indicando o ato de enaltecer ou adular uma pessoa com elogios.

Exemplos:

  • A professora vive jogando confetes no melhor aluno da turma.
  • Vai ser preciso jogar confetes no diretor para que ele autorize nosso pedido.

Confete é um estrangeirismo. Em alguns estrangeirismos é utilizada a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…). Em outros, é utilizada a forma aportuguesada da palavra (tal como batom, abajur, boxe,…). No caso em questão, a palavra confetti foi aportuguesada para confete com base na sua pronúncia e nas regras da língua portuguesa.

Palavra relacionada: confete.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também