Confeitaria ou confeiteria

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é confeitaria. A palavra confeiteria está errada. Devemos utilizar o substantivo comum feminino confeitaria sempre que quisermos referir o estabelecimento comercial onde se fabricam e vendem doces, salgados, tortas, biscoitos, bolos e outros, sendo sinônimo de casa de chá e pastelaria. A palavra confeitaria se refere também à atividade dos confeiteiros e ao conjunto das iguarias típicas de uma localidade ou de uma comemoração.

A palavra confeitaria é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra confeito mais o sufixo nominal –aria: confeito+aria. Este sufixo é utilizado para referir uma atividade, um negócio: confeitaria, serralharia, barbearia, sapataria, livraria, carpintaria, …

Exemplos:
Vamos comer uns docinhos naquela confeitaria nova.
Fui à confeitaria e comprei bombas de chocolate e pastéis de queijo.
A confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, faz parte do patrimônio cultural e artístico da cidade.

Palavra relacionada: confeitaria.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Conectivos Confeitaria ou confeiteriaConfesso ou confeço