Concluiu ou concluíu

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é concluiu, sem acento. A palavra acentuada concluíu está errada. Concluiu é a forma conjugada do verbo concluir na 3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: ele concluiu. O verbo concluir indica, principalmente, o ato de finalizar ou terminar algo. Contudo, pode significar também o ato de depreender algo como consequência de alguma coisa ou o ato de chegar a acordo sobre algo. 

Exemplos:

  • O carpinteiro ainda não concluiu o trabalho.
  • Ele rapidamente concluiu que de nada serviria insistir no assunto.
  • Meu filho concluiu seus estudos no ano passado.

Concluiu não é acentuado uma vez que, segundo as regras de acentuação do português, não são acentuados os ditongos tônicos iu e ui, quando precedidos de uma vogal, como: concluiu, contribuiu, saiu, distraiu, instruiu,...

Verbo concluir - Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) concluí
(Tu) concluíste
(Ele) concluiu
(Nós) concluímos
(Vós) concluístes
(Eles) concluíram

O  pretérito perfeito do indicativo é usado para indicar uma ação que ocorreu em algum momento do passado, tendo sido iniciada e finalizada no passado. Indica um fato não habitual e momentâneo, bem definido no tempo passado. 

Palavra relacionada: concluir.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas