Comparecer ao ou comparecer no

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A regência do verbo comparecer pode ser feita com a preposição a ou com a preposição em quando indica o ato de se apresentar em algum lugar. Há, contudo, uma preferência pelo uso da preposição a, considerada a mais correta por muitos gramáticos.

Exemplos com comparecer a

  • Não conseguirei comparecer à reunião.
  • O réu compareceu à audiência?
  • Ninguém acreditou que ela compareceria à sessão informativa.
  • O diretor da empresa não compareceu ao evento.
  • Por que você não compareceu ao serviço?

Exemplos com comparecer em

  • Não conseguirei comparecer na reunião.
  • O réu compareceu na audiência?
  • Ninguém acreditou que ela compareceria na sessão informativa.
  • O diretor da empresa não compareceu no evento.
  • Por que você não compareceu no serviço?

Atenção!
Usa-se a preposição em para indicar que alguém compareceu em público.

Nota: No português europeu há uma preferência pelo uso da preposição em para indicar lugares concretos (comparecer no edifício, no escritório, na instituição, na empresa,…) e pelo uso da preposição a para indicar eventos (comparecer à aula, à reunião, ao evento, ao encontro,…).

Comparecer e a preposição com

Com o sentido de contribuir com dinheiro ou com alguma outra coisa, o verbo comparecer estabelece regência com a preposição com:

  • Ele vai comparecer com cem reais.
  • Ele vai comparecer com o dinheiro necessário.
  • Ele vai comparecer com duas sobremesas.
  • Ele vai comparecer com alimentos para famílias carenciadas.

Comparecer como verbo intransitivo

Com o sentido de aparecer ou de se apresentar em algum lugar, o verbo comparecer atua também como verbo intransitivo, não sendo necessária a junção de um complemento verbal que complete o seu sentido:

  • Ele tem comparecido todos os dias.
  • Não se esqueça de comparecer na terça-feira.
  • Eu disse que compareceria e compareci!
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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