Coalizão ou coalisão

A forma correta de escrita da palavra é coalizão. A palavra coalisão está errada. Devemos utilizar o substantivo comum feminino coalizão sempre que quisermos referir uma união ou aliança entre partidos, nações, governos ou empresas que pretendem alcançar um objetivo comum, sendo sinônimo de acordo, coligação, pacto, associação, entre outros.

Exemplos:
Os presidentes se encontraram e definiram os termos da coalizão entre as duas nações.
Aqueles partidos políticos de esquerda formaram uma coalizão contra a direita política.
Para superar a crise econômica, foi proposta a criação de um governo de coalizão.

O substantivo comum feminino coalizão tem sua origem na palavra em francês coalition. A terminação -tion, vinda do latim -tione evoluiu para a sílaba zão, como aconteceu com outras palavras portuguesas, como: razão (do latim ratione) e sazão (do latim satione). Também com z deverão ser escritas as palavras cognatas de coalizão, como o verbo coalizar.

Atenção!
Não confundir coalizão com colisão! A palavra colisão existe e se refere ao ato de colidir, de haver um encontro violento entre dois corpos, ou seja, um choque, batida, abalroamento ou trombada. Significa também uma divergência, discordância ou conflito, sendo sinônimo de confronto, luta, contrariedade, contratempo, contradição, desacordo, oposição, entre outros. Pode significar ainda uma combinação desagradável de sons.

Fique sabendo mais!
Palavras que se escrevem com s e têm som z: colisão, coesão, alusão, difusão, conclusão,…
Palavras que se escrevem com z e têm som z: coalizão, razão, alazão, frazão, sazão,…

Palavra relacionada: coalizão.

Outras dúvidas

Veja também