Círio ou sírio

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O substantivo masculino círio indica, principalmente, uma vela grande, usada nas igrejas. O adjetivo ou substantivo sírio indica, principalmente, alguém ou algo natural ou relativo à Síria. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Seus significados, porém, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. 

Exemplos:

  • O padre acendeu o círio antes da missa. (círio = vela)
  • Estou disponibilizando minha casa a refugiados sírios. (sírio = da Síria)

Círio tem sua origem na palavra em latim cereu, devendo assim ser escrito com c inicial. Além de se referir a uma grande vela de cera, significa também uma procissão que leva esse tipo de vela de uma localidade para outra. Na botânica, círio se refere a uma espécie de cacto.

Exemplos:

  • A cerimônia começou com o acendimento do círio pascal.
  • A procissão do círio decorrerá no próximo fim de semana.
  • Em Belém ocorre uma grande procissão religiosa - o Círio de Nazaré.

Sírio, significando alguém ou algo natural ou relativo à Síria, tem sua origem na palavra em latim syrius. Além desse significado, pode indicar uma estrela da constelação Cão Maior ou um saco para transportar farinha de mandioca. Com esses significados, tem sua origem na palavra em latim sirius. Assim, independentemente do étimo latino, o substantivo sírio deve ser escrito com s inicial.

Exemplos

  • Conheço várias pessoas, mas nunca conheci nenhum sírio.
  • Você tem alguma receita de pão sírio?

Os substantivos círio e sírio apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciados de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: círio e sírio; sensual e censual, tachar e taxar, acento e assento, conserto e concerto, cozer e coser,…

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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